Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Quantidade de médicos aumenta 27%

Publicidade

Entre 2000 e 2009, a quantidade de médicos no Brasil aumentou 27%. O número passou de 260.216 para 330.825. No mesmo intervalo de tempo, a população brasileira cresceu aproximadamente 12%: de 171.279.882 para 191.480.630, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2000, havia no país um médico para cada grupo de 658 habitantes. Em 2009, a concentração de médicos aumentou: passou a ser de um médico para 578 habitantes.
  e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   
Os dados apresentados referem-se ao número de médicos inscritos nos conselhos regionais de medicina no País de 2000 a 2009. Os números foram extraídos da base de dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), por sua vez alimentada pelos CRMs.
De acordo o CFM, a relação entre o número de médicos e o número de habitantes é um indicador importante usado, juntamente com outros indicadores, para avaliar sistemas de saúde e para medir o índice de desenvolvimento humano (IDH) dos países.
Isoladamente, o indicador não é suficiente para avaliar a adequação da oferta de médicos. A jornada do trabalho médico, as especialidades médicas disponíveis, assim como as necessidades da população podem variar de acordo com a região, estado ou município.
Dessa forma, não existe uma concentração ideal de médicos. Não há um índice recomendável que possa ser generalizado, pois depende de fatores regionais, sócio-econômicos, culturais e epidemiológicos, entre outros, o que varia de região para região, de país para país.
Ainda segundo o Conselho, durante muito tempo foi divulgado equivocadamente no Brasil que a relação de um médico para 1.000 habitantes seria considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas tal índice isolado não tem fundamento e não integrou as recomendações oficiais da OMS.
“Observa-se, por exemplo, que há maior concentração de médicos nas áreas onde Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é mais elevado e onde estão concentrados os melhores níveis de emprego, renda, qualidade de vida, equipamentos de saúde e estabelecimentos de ensino médico”.
Diante da importante data, o portal Saúde Business Web preparou uma série de entrevistas, notícias e artigos que serão publicados ao longo do dia. Acompanhe.
Leia mais:
Especial Dia do Médico: data é marcada por campanhas de valorização
Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta