Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Qualidade hospitalar é tema de livro

Publicidade

Quem trabalha na área da saúde ou se interessa pela gestão da qualidade vai apreciar o livro ?Hospitais: Administração da Qualidade e Acreditação em Organizações Complexas? (editora Dacasa, dacasa@logic.com.br) escrito pelos médicos Antonio Quinto Neto e Olímpio J. Nogueira V. Bittar, foi lançado durante a Conferência Nacional de Saúde (ONA), em dezembro. Voltado para profissionais da área da saúde, especialmente quem se preocupa com a organização e avaliação da qualidade da gestão médico-assistencial, a obra apresenta as diversas experiências de acreditação conduzidas no País com base no Manual Brasileiro de Acreditação de Hospitais.
O objetivo, segundo os autores, é contribuir para o aprimoramento do Sistema Nacional de Acreditação das organizações de saúde. A busca por qualidade, que, se feita pela metodologia da ONA, culmina com a conquista do certificado de acreditação concedido pela Organização, é um processo que, na opinião dos autores, ainda não é suficientemente conhecido. Segundo Antônio Quinto e Olímpio J. Nogueira, entre as maiores dificuldades para a implementação do processo de acreditação destacam-se, além do desconhecimento, a falta de compromisso da alta direção das insituições de saúde, e a necessidade de maior capacitação do corpo funcional em vista, inclusive, do comprometimento dos colaboradores da organização. O custo, muitas vezes alegado como um dos motivos para que as organizações de saúde não invistam em um programa de avaliação e certificação de qualidade, na verdade, não é proibitivo e, portanto, não deve ser um impedimento para que as instituições se engagem nesse processo.
De acordo com os autores, a preparação para uma visita bem sucedida dos avaliadores será tanto mais onerosa quanto mais defasada estiver a instituição em termos de instalações, equipamentos e capacitação de pessoas. É exatamente nesse ponto que é possível detectar se a organização tem um programa adequado de investimentos e capacitação de pessoal, áreas que pressupõem a existência de uma política explícita de investimentos. Muitas vezes a maioria dos hospitais não têm nada do gênero, o que resulta, por exemplo, em estruturas físicas antigas na maioria dos hospitais.
?Hospitais: Administração da Qualidade e Acreditação em Organizações Complexas? custa R$ 39,90, pode ser adquirido por meio do site da ONA (www.ona.org.br), diretamente da Editora Dacasa (dacasa@logic.com.br) ou, ainda, na Secretaria do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (51.33472122).

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta