HIS17 É hora de mudar a saúde! Faça como seus colegas, participe do HIS. Quero participar da mudança

Como os aplicativos podem contribuir com a questão do autismo?

Publicidade

A evolução tecnológica na saúde tem como intuito assegurar mais acessibilidade, melhorar o serviço e a qualidade do atendimento, aumentar a produtividade e a eficiência do setor.

Atualmente contamos como uma infinidade de ferramentas tecnológicas que contribuem para o tratamento de pessoas com distúrbios do espectro autista. Os aplicativos despertam o interesse, facilitam o aprendizado e promovem uma certa autonomia.

Com aproximadamente 40 mil downloads registrados, o aplicativo ABC Autismo assiste muitas crianças e adolescentes autistas com dificuldade no processo de aprendizagem. A sua estrutura é apoiada em quatro níveis de dificuldade, assim como o programa Teacch. Os dois primeiros níveis compreendem habilidades concretas.De acordo com os desenvolvedores não foi possível transpor essas atividades para o aplicativo, por isso foi utilizado atividades dos níveis 3 e 4 do Teacch e o aplicativo passou a contar com quatro níveis de complexidade.

O aplicativo Minha Rotina auxilia na organização da rotina diária da criança de maneira integrada e clara, propiciando aprendizados e colaborando para o ganho de confiança e autonomia.

De encontro com a viabilização e apoio à comunicação para crianças, adolescentes e adultos o app Livox transforma símbolos selecionados e tocados na tela do aparelho em falas emitidas com nitidez, além de contar com um repertório variado de frases e expressões usadas no cotidiano e apresenta um conteúdo educacional.

O Story Creator (Criador de Histórias) é um aplicativo voltado para o apoio às atividades pedagógicas, ou seja, permite criar de forma simples histórias personalizadas que podem ser contadas repetidas vezes e compartilhadas com familiares que poderão ser comentadas, promovendo interatividade. O app possibilita destacar os trechos mais significativos da história por meio de uma ferramenta de highlights por voz.

O uso dos aplicativos ajudam na automatização de determinadas intervenções, aumentando sua precisão e tornando em muitos casos o tratamento mais eficaz, além de impactar na redução de tempo e custos.

       
Publicidade

Deixe uma resposta