Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pronto-socorro dos Rins é inaugurado em Curitiba

Publicidade

A cidade de Curitiba (PR) foi a escolhida pelo médico nefrologista Miguel Carlos Riella para lançar um serviço único de Emergências Renais, que funciona como um pronto-socorro dos rins. A falta de informação sobre a doença foi o principal motivo que fez o especialista desenvolver o projeto na capital paranaense. O Emergências Renais é composto por uma equipe médica que está à disposição da comunidade 24 horas por dia. Segundo Riella, o atendimento pode ser feito em domicílio, no consultório ou no Pronto Atendimento mais próximo do paciente. “Nem sempre o paciente consegue contatar o seu médico particular em situações de emergência e acaba por optar pelo Pronto-socorro, onde é preciso aguardar por mais tempo e conviver num ambiente com pessoas politraumatizadas”, afirma.

O serviço é disponibilizado por meio de um contact center com um grupo preparado para tirar dúvidas sobre a doença e realizar agendamento de consultas. “É um Pronto-socorro sem uma estrutura física, apenas virtual, porque seria muito ocioso esperarmos por alguém que apresente problemas de rins. Pode ser que no futuro seja uma coisa a se pensar”, comenta.

Com apenas 20 dias de funcionamento a expectativa tem sido boa em relação à receptividade da população. Riella afirma que neste período foram registradas cerca de 10 telefonemas diurnos e em média 20 durante à noite. “A maioria dos contatos feitos era com a intenção de questionar se o plano de saúde cobre o atendimento no Emergências Renais”.

Segundo Riella, para o mercado hospitalar o serviço também é muito bem visto, uma vez que o Emergências Renais pode levar novos pacientes para a sua unidade, gerando receita para o hospital.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta