Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pronto-Socorro do Base de Brasília vai fechar para reforma

Publicidade

Sob risco de intervenção, o pronto-socorro do Hospital de Base de Brasília será fechado durante a reforma do HBB, principal hospital público do Distrito Federal. A informação foi dada pelo secretário de Saúde do DF, Arnaldo Bernardino. As obras de reforma foram anunciadas pelo governador do DF, Joaquim Roriz, mas ainda não se sabe quando terão início, pois ainda estão em processo de licitação. Arnaldo Bernardino reuniu-se ontem, no HBB, com o governador Joaquim Roriz, o secretário Tadeu Filippelli e os 15 diretores de hospitais da rede pública do DF para planejar e gerenciar a reforma. No encontro, foram discutidas também as denúncias de irregularidades feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao hospital, que sugeriu intervenção federal no HBB.
Bernardido afirma que estranhou que a Anvisa tenha pedido intervenção no hospital e disse desconhecer essa competência da Anvisa. Segundo o secretário, a Agência tem poder, junto com a Vigilância Sanitária estadual, para atuar em serviços que não estão de acordo com suas normas. “Agora, intervir gerencialmente, colocando um interventor, acredito que estão mal informados e mal intencionados?, argumenta.
Segundo o secretário não existe a menor possibilidade de intervenção. ?A Secretaria de Saúde pertence ao Governo do Distrito Federal. E, ao que me consta, uma intervenção no GDF é algo constitucional. Somente o Supremo Tribunal Federal tem poder sobre isso, e não o Ministério Público Federal?.
Cerca de 124 mil pessoas foram atendidas na emergência do HBB, de janeiro a junho deste ano. Nas clínicas cirúrgicas foram operados 1.804 pacientes de janeiro a maio de 2003.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta