Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Projeto Arteterapia faz mostra em São Paulo

Publicidade

Utilizar a expressão artística para aprimorar o contato entre o paciente e o terapeuta e também auxiliar no tratamento de problemas mentais é o objetivo do Projeto Arteterapia desenvolvido no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Criado em criado em 1997 e realiza atualmente cerca de 60 atendimentos por semana, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, com pacientes com os mais diversos problemas, inclusive deficiência física, informa a Agência Fapesp. A estrutura montada no HC conta com um ateliê terapêutico de pintura e desenho, um grupo de consciência e expressão corporal e uma oficina de confecção de materiais artísticos. A assistência pode ser feita em grupo ou individualmente.
Por empregar uma linguagem não-verbal, a grande vantagem da arteterapia é poder trabalhar com pessoas de diferentes nacionalidades e referênciais culturais. Além disso, permite o relacionamento de pacientes com níveis educacionais bem diferentes num mesmo grupo. Trabalhamos com grupos que têm tanto pacientes analfabetos como universitários.
A equipe do Projeto Arteterapia, realiza até o dia 28 de fevereiro, em São Paulo, a exposição ?De dentro pra fora?, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo, com o objetivo de divulgar as diretrizes do projeto para a população em geral. O público é convidado a interagir em oficinas de arte, visitas monitoradas e palestras sobre as propostas atuais da arteterapia.
A mostra, que tem entrada franca, conta com cerca de 100 trabalhos realizados por pacientes e médicos. A idéia é fazer com que o público reflita sobre o estigma acerca da doença mental, da prática psiquiátrica e da criação artística, ao mesmo tempo que a exposição se traduz em instrumento de humanização, integração social dos pacientes e redução do preconceito frente às doenças mentais.
As visitas monitoradas, palestras e oficinas devem ser agendadas com antecedência por telefone. A Biblioteca Alceu Amoroso Lima fica na Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, em São Paulo. Mais informações: (011) 3069-6267 ou 3081-7233.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta