Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

PROJETO AMA DO HOSPITAL SAMARITANO COMPLETA 10 ANOS

Publicidade

Em novembro o Programa de Atendimento Multi Assistencial do Hospital Samaritano de São Paulo – AMA – completa 10 anos de existência, pertencendo ao rol de Projetos de Responsabilidade Social do Hospital, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde.

Nestes 10 anos, já foram investidos aproximadamente R$ 12 milhões neste Programa que atende atualmente mais de mil crianças carentes e 500 mães e já realizou desde 2000, ano de sua fundação, mais de 49 mil atendimentos em especialidades como, pediatria, ginecologia, odontologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, dermatologia, ortopedia, fisioterapia, entre outras.

Os voluntários externos do projeto – que são agentes comunitários ligados a entidades filantrópicas associadas ao Hospital Samaritano – cuidam da seleção e do encaminhamento das crianças, com famílias carentes, que têm entre zero e 14 anos de idade, sendo que a maioria delas (53%) estão na faixa etária de zero a 3 anos.

Desde 2008, o Programa oferece consultas ginecológicas semanais para mães e avós das crianças atendidas, além da realização dos exames necessários para prevenção do câncer ginecológico e mamário. Se detectado algum problema, elas são encaminhadas para tratamento, como intervenções cirúrgicas, realizadas gratuitamente no próprio Samaritano. As mães também recebem orientação sobre cuidados com higiene e nutrição, em palestras ministradas por enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta