Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Programa piloto de sistema web funciona no Hospital Dr. Mário Gatti em Campinas

Publicidade

O projeto técnico de sistema web de gestão hospitalar do País, nomeado Hospub Web, será retomado, segundo anunciado em encontro no Paraná. Trata-se de uma parceria entre a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), ministérios da Saúde e do Planejamento e o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas, São Paulo.

O projeto e o plano de ação para o desenvolvimento do sistema, todo em software livre, foram discutidos entre as entidades parceiras. Inicialmente, os técnicos deste sistema trabalham na identificação da versão inicial do Hospub e dos aplicativos da versão atual que está funcionando como piloto no Hospital Mário Gatti de São Paulo. O primeiro sistema desenvolvido foi elaborado pelo Datasus, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, em 2004.

A Celepar vai colaborar com o projeto disponibilizando os condições e ambientes para a implementação do sistema Hospub, por meio dos hospitais universitários do Paraná. As outras entidades que apóiam o projeto serão responsáveis por outras etapas de atualização do sistema, as mais técnicas. O Datasus, por exemplo, vai disponibilizar o ambiente adequado para homologação do sistema e será responsável pelo ambiente de controle das versões do código fonte.

O anseio da instauração do Hospub é que este sistema seja implantado em todas as áreas de atendimento à saúde, desde controle de estoques dos hospitais e postos de saúde, até internamento de pacientes, prontuário médico, atendimento ambulatorial, controle de consultas e exames, atendimento em UTIs, entre outros. Além disto, o sistema pretende integrar hospitais, postos de atendimento e órgãos públicos responsáveis pela gestão do setor de saúde.

A próxima videoconferência para avaliação do andamento dos trabalhos em execução do projeto está marcada para o dia 3 de setembro na sede da Celepar em Curitiba.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta