Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Programa Farmácia Popular é expandido para estabelecimentos privados

Publicidade

O Programa Farmácia Popular do Brasil foi expandido pelo Ministério da Saúde para as farmácias e drogarias privadas. Nesta nova etapa, medicamentos para hipertensão e diabetes estarão disponíveis em farmácias e drogarias privadas com preços até 90% menores que os cobrados nesses estabelecimentos. O Ministério da Saúde passa a cadastrar as farmácias e drogarias que enviarem a documentação exigida para habilitação no programa. Para que os medicamentos sejam oferecidos em drogarias e farmácias privadas, o Ministério da Saúde desenvolveu sistema de co-participação. Isso significa que governo federal e pacientes dividirão as despesas, sendo que o governo arcará com 90% do valor de referência do medicamento.
Serão oferecidas aproximadamente 200 apresentações de medicamentos para hipertensão e diabetes, contando oito princípios ativos diferentes. É a primeira vez que o governo brasileiro implanta um sistema nesses moldes no país. Essa experiência já ocorre com sucesso na Europa, em países como França, Alemanha, Espanha e Portugal, e no Canadá.
As farmácias e drogarias interessadas devem estar em dia com as obrigações tributárias e previdenciárias. A habilitação ao programa não vai interferir na rotina de trabalho dos estabelecimentos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta