Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Profissionais não aprovam reuso de produtos

Publicidade

A pesquisa Fatores de (In) Segurança para Pacientes e Profissionais de Saúde, realizada pela Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho (Anent) em parceria com a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), mostra que 70,83% dos profissionais de saúde não confiam no reprocessamento de produtos de uso único. Apenas 4,17% dos entrevistados concordam que o reprocessamento é seguro e confiável.
Quando perguntados se acreditavam que os produtos reprocessados eram capazes de manter as características de limpeza, esterilidade e funcionamento igual a um produto novo, 69,44% responderam que não.
Para 83,33% dos profissionais, os pacientes devem ser informados do uso de materiais de uso único reprocesssados em seu procedimento e os produtos só poderão ser utilizados por meio de consentimento informado. Apesar disso, 73,61% acreditam que os pacientes não sabem que os produtos de uso único reprocessados são utilizados em outros pacientes.
Outras preocupações dos profissionais da saúde dizem respeito aos acidentes por risco biológico e ao papel das agências reguladoras: 45,83% acreditam que os acidentes ao manusear produtos reprocessados serão freqüentes e 61,11% não acreditam que as agências reguladoras terão condições de fiscalizar as instituições que farão o reprocessamento.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta