Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Profissionais de Minas atenderão somente por reembolso

Publicidade

A partir do dia 24 de maio os médicos de todo Estado de Minas Gerais passarão a atender usuários das seguradoras dos planos de saúde somente pelo sistema de reembolso, caso não haja acordo entre as partes. A decisão foi tomada essa semana durante assembléia que reuniu mais de 800 médicos na sede da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Segundo a Associação Médica Brasileira, a medida se aplica aos pacientes conveniados a seguradoras de saúde ligadas à Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), como AGF, AIG Unibanco, Bradesco, Marítima e Sul América. O usuário pagará pelos procedimentos médicos, de acordo com a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e, posteriormente, solicitará o reembolso à sua seguradora. O mecanismo é legal e previsto nesse tipo de contrato. Atendimentos de urgência e emergência, no entanto, serão realizados independentemente do sistema de reembolso. Consultas e cirurgias programadas antes da assembléia também.
Em relação aos demais segmentos dos planos de saúde, as negociações se intensificam e continuam até o próximo dia 31. Fazem parte desse grupo as operadoras representadas pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), pela Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) e pelas Unimeds.
O encontro ainda estabeleceu que os médicos que não cumprirem as determinações da assembléia serão notificados pelo Conselho Regional de Medicina. Além disso, uma nova assembléia foi marcada para o dia 3 de junho para avaliar o andamento das negociações com as operadoras dos planos de saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta