Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pro Teste e AMB lançam cartilha sobre acidentes de consumo

Publicidade

A Pro Teste ? Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e a Associação Médica Brasileira (AMB) lançam amanhã a cartilha ?Acidentes de Consumo?, para que a população possa identificar, notificar e prevenir acidentes causados por falhas em produtos e serviços. A iniciativa é parte do esforço para a aprovação do Projeto de Lei 4302/04, que cria o Sistema Nacional de Acidentes de Consumo (Sinac).
Uma pesquisa realizada pela AMB, Pro Teste, Hospital Universitário da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Hospital das Clínicas da da Faculdade de Medicina da USP mapeou por três meses 1.465 vítimas de acidentes causados por produtos e 556 vítimas de acidentes causados por serviços.
Os resultados mostram que as crianças são as principais vítimas de obstrução aérea (60%) e costumam se machucar com brinquedos (38%).
Os casos mais comuns de acidentes em adultos são queimaduras com produtos de limpeza e utensílios domésticos. Também são freqüentes os casos de lesões nos ouvidos (43%), causadas por hastes de cotonetes, e entorses e contusões nos membros inferiores, provocadas por quedas de escadas portáteis (54%).
Os acidentes causados por falhas em serviços estão, em sua maioria, relacionados aos transportes (60%).

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta