Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Primeiro banco umbilical da região Norte será no Pará

Publicidade

Será inaugurado, em abril, no Pará, o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP), localizado na região Norte – ele será implantado na Fundação Hemopa. Trata-se de uma iniciativa da do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (idealizadora da Brasilcord) e seu objetivo é aumentar as chances de quem precisa de doadores compatíveis em transplante de medula óssea.
A obra tem orçamento de R$ 3 milhões, o que inclui estrutura física, capacitação de profissionais, aquisição de equipamentos e tecnologia. Tal convênio foi firmado mediante uma parceria com a Fundação do Câncer, que coordena a implantação do BSCUP em todo o Brasil e administra recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS).
Inicialmente, o BSCUP do Estado terá um tanque capaz de armazenar 3.600 amostras de sangue de cordão umbilical, e, no primeiro ano, a Hemopa terá atuação em duas maternidades cuja meta de armazenamento será de 960 coletas. Com a inciativa, a Hemopa e mais oito hemocentros implantados por indicação do Ministério da Saúde integrarão a Rede Nacional Brasilcord.
A demanda por transplantes de medula óssea no Brasil, atualmente, é de três mil pacientes por ano. Deste número, cerca de 1100 transplantes são realizados anualmente pelo SUS. Cerca de 150 pessoas esperam na fila.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta