Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Primeira vacina para tratamento do melanoma e do câncer de rim

Publicidade

A HybriCel, uma vacina 100% brasileira conseguiu deter a expansão de tumores cancerosos em 80% dos portadores de melanoma e câncer de rim. Os desenvolvedores são pesquisadores da USP que estudaram os efeitos da vacina durante 10 anos. A descoberta é parte do primeiro tratamento médico contra o câncer baseado em vacina a ser disponibilizado clinicamente no País e é uma das pioneiras no mundo. A sobrevida dos pacientes que já tinham a doença espalhada pelo organismo durante a pesquisa teve uma melhora significativa de 6 para mais de 22 meses, em alguns casos. Mais do que a vida prolongada, a vacina ajudou também o retorno a uma vida normal.
Sem efeitos colaterais expressivos, o novo procedimento no tratamento do câncer já está disponível para os oncologistas. A vacina é produzida de forma individual e ativa o sistema de defesa do organismo do paciente para que ele reconheça o tumor como inimigo e parta para o contra-ataque.
O autor da descoberta é o professor José Alexandre M. Barbuto, do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e consultor da divisão de Vacinas e culturas de células do Grupo Genoa, responsável pela produção da HybriCell.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a vacina como procedimento adjuvante, que pode ser oferecido sob a responsabilidade de um médico, de forma individualizada.

ServiçoOutras informações podem ser obtidas no 08007737327 ou no site www.vacinacontraocancer.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta