Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Prevenção de tumores na boca

Publicidade

Nos últimos anos, os programas de controle do câncer passaram a dispensar especial atenção à prevenção e à detecção precoce dos tumores bucais, que acometem a porção da garganta para frente, ou seja, toda a parte visível da boca até os lábios. “O principal sintoma é o aparecimento de feridas que não cicatrizam. Outros sintomas são ulcerações superficiais, indolores e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal”, descreve o periodontista Dr. Rafael Neves, do Centro de Reabilitação e Estética Oral – Cir, em Brasília.

O especialista faz questão de orientar cada paciente sobre a realização periódica do auto-exame da boca. “Ele deve ser realizado em local bem iluminado, diante do espelho. O objetivo é identificar lesões precursoras do câncer de boca. Devem ser observados sinais como mudança de cor da mucosa, feridas e áreas dormentes”, explica.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer, em 2008 serão diagnosticados cerca de 14 mil novos casos da doença. Não fumar e beber com moderação são as principais medidas preventivas. Além disso, orienta-se a utilização de protetor solar labial. “Ao sentir qualquer alteração procure um especialista o mais rápido possível, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, complementa Dr. Rafael.

Carla Furtado

AthenaPress | Unidade do Grupo Athena

(61) 3326 2066 e 8473 3509

athenapress@grupoathena.com.br

www.grupoathena.com.br

Atendimento à Imprensa: Paulo Lima

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta