HIS17 | Healthcare Innovation Show Compre 1 convite e leve 2, e economize 50% durante a pré-venda! Saiba mais

Precisamos falar sobre a saúde mental dos empreendedores

Publicidade

”Eu tive três grandes episódios depressivos na vida adulta”, Brad Feld, diretor do Foundry Group, contou para uma audiência de empreendedores, acadêmicos e profissionais de saúde mental na Universidade de Denver. ”Um nos meus vinte anos, outro nos trinta e outro que começou no final de 2012”, completou.

Feld estava palestrando no Making Mental Health a Priority, um painel de discussão sobre a saúde mental dos empreendedores, feito pelo Blackstone Entrepreneurs Network em parceria com o Projeto X-ITE, da Universidade de Denver. Jerry Colonna, um dos fundadores do Reboot também discursou na ocasião.

”Eu acho que estive deprimido por boa parte da minha vida”, admitiu Colonna. ”Eu sofri abusos e grande violência na infância. Aos dezoito anos, eu cometi uma tentativa de suicídio. Cresci com uma mãe esquizofrênica. Meu pai, que faleceu há 22 anos, era alcoólatra.” Colonna pausou enquanto olhava para a audiência. Estão vendo o que estou fazendo? Estou contando a verdade.”

A discussão franca, que aconteceu na tarde do dia 28 de junho, era um indicativo de uma complacência recém descoberta entre empreendedores, que decidiram falar abertamente sobre suas experiências com doenças mentais.

Como evidências mostram, muitos deles sofrem em silêncio. Segundo uma pesquisa recente, esse número é de dois terços dos empreendedores. Isso só prova a necessidade de um diálogo sobre essas questões.

‘’Eu aposto que todo mundo nesta sala está lutando contra um problema mental administrável’’, disse Feld em sua palestra. Mesmo que ele e Colonna tenham boas intenções ao compartilhar suas experiências com o público, os dois deixaram bem claro que sua candura foi um resultado de anos de terapia e auto-observação.

‘’Por fora, eu era um grande sucesso’’, disse Colonna. ‘’Por dentro, eu era uma bagunça. O que eu vim a entender é que quando a parte interna do que eu sou não combina com a parte externa, eu acabo depressivo e querendo morrer’’.

Os problemas de Colonna levaram-no a cofundar o Reboot, uma companhia de coaching dedicada a ajudar empreendedores a lidar com as pressões de liderar um negócio. As experiências de Feld fizeram com que ele escrevesse em um blog, uma decisão que fez com que ele seja reconhecido hoje como uma voz importante na conversa sobre saúde mental entre empreendedores.

‘’Eu estava escrevendo abertamente sobre todos os outros aspectos da minha vida’’, explicou Feld, ‘’então, se eu estava falando sobre tudo, por que não era capaz de escrever sobre a luta que estava tendo com a depressão? ’’

Os dois palestrantes associaram sua tentativa de quebrar o silêncio entre empreendedores com o desejo de facilitar a vida de quem estava passando por problemas como depressão, ansiedade e vício.

‘’Os mais velhos, como nós, têm a responsabilidade de normalizar a experiência, para que profissionais de saúde mental possam chegar e fazer seu trabalho’’, disse Colonna. ‘’Por que temos que aumentar o sofrimento adicionando vergonha a ele? ’’

Enquanto estava aparente no final do painel que atingir a saúde mental entre empreendedores requer um esforço consistente a longo prazo, enfatizar que esses problemas não impedem que ninguém faça seu trabalho tirou o estigma em volta de problemas psiquiátricos entre a comunidade empreendedora.

‘’Como alguém que foi CEO diversas vezes e esteve deprimido enquanto era CEO e, mesmo assim, foi muito bem-sucedido eu digo: você consegue’’, finaliza Feld.

Para falar sobre as dificuldades em torno de ser CEO, o Saúde Business Conference, dentro do HIS, trará discussões pertinentes para empreendedores. Não deixe de participar!

Serviço:

Hospital Innovation Show

Datas: 27 e 28 de setembro

Local: São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda

Este artigo foi adaptado do site CyberMedNews

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta