Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Portal vai auxiliar nas pesquisas sobre doenças tropicais

Publicidade

A Fuzzy Internet Solutions (www.fuzzy.com.br), fornecedora de soluções baseadas em tecnologias Web, criou o primeiro portal que ajudará o desenvolvimento das pesquisas sobre doenças tropicais nos países em desenvolvimento. Com o investimento de R$ 3 milhões, o portal, batizado como TropiNet (www.tropinet.org), irá acelerar a descoberta de novas terapias para patologias como diarréia, febre amarela, dengue, malária e leishmaniose tegumentar americana (LTA). O portal, desenvolvido com tecnologia proprietária (AdPortal versão 4 da Fuzzy), é voltado para pesquisadores e centros de pesquisas focados em patologias desse gênero. O objetivo do mais novo endereço da Web é agilizar a troca de informações e conhecimentos a respeito dessas doenças, além de facilitar a descoberta e divulgação de tratamentos e de medicamentos.
Grande parte do conteúdo do portal será aberta ao público. Já as descobertas, experiências e conteúdos mais específicos estarão em área restrita, que podem ser acessadas mediante efetuação de cadastro gratuito. Por conta da tecnologia aplicada no desenvolvimento do projeto, a atualização da base de dados deverá ocorrer em tempo real, sempre condicionada à disponibilidade das novas informações.
O TropiNet oferecerá ainda dois sistemas de busca. O primeiro será capaz de encontrar o conteúdo armazenado na rede, inclusive, os arquivos em formato PDF. O outro, que é um diferencial criado pela Fuzzy, facilita a localização de informações disponíveis em outros sites de interesse da sociedade científica, como o da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o da Universidade de São Paulo (USP), além de bibliotecas internacionais.
Além da Comunidade Virtual, outros recursos e ferramentas de relacionamento serão oferecidos pela rede. Chat, fórum e classificados fazem o papel de facilitar a troca de trabalhos publicados referentes às doenças contempladas pela TropiNet.
A rede virtual TropiNet vai conectar o Instituto Novartis de Pesquisa em Doenças Tropicais, em Cingapura com a comunidade científica no Brasil.
A intenção maior é que, com a troca de informações entre pesquisadores, seja possível diminuir o tempo gasto na descoberta de novas terapias para doenças tropicais como a dengue e a tuberculose, favorecendo o desenvolvimento de novos fármacos e vacinas para estas doenças com características endêmicas em países em desenvolvimento.
Na primeira fase, o TropiNet focará o estudo da dengue. Ampliando, posteriormente, para outras doenças tropicais como tuberculose e malária e, adicionalmente, se bem aceita pela comunidade científica, a rede poderá também estender-se para a América Latina.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta