Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Poluição sonora é grande causa da perda auditiva

Publicidade

Perda Induzida por Ruído – PAIR é cada vez mais comum na população em geral

A poluição sonora é hoje a terceira forma de poluição que mais afeta o planeta, seguida da poluição do ar e das águas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído.

Os ruídos produzidos pelos eletrodomésticos, originários do trânsito (buzinas, carros, apitos, escapamentos), bares, boates e brinquedos sonoros causam o efeito da poluição sonora. E o que muita gente não sabe é que tanto barulho pode causar a Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR.

Tudo começa com um zumbido nos ouvidos, dificuldade de compreensão e discriminação de fala, intolerância a sons intensos. “O portador de PAIR também apresenta queixas, como cefaléia, tontura, irritabilidade e problemas digestivos, comportamentais, cardiovasculares, vestibulares entre outros”, explica a fonoaudióloga do Hospital e Maternidade MadreCor, de Uberlândia, Agnes Roberta de Oliveira que tem registrado um alto índice de pessoas com o diagnóstico da doença. “O ideal é que todas as pessoas busquem a prevenção da PAIR”, alerta.

Segundo a fonoaudióloga, não há cura para a PAIR, contudo, o que pode ser evitado é que a doença evolua. “Dependendo do caso e do grau da perda auditiva, há indicação de uso de aparelhos auditivos que têm como objetivo a amplificação sonora”, diz Agnes Oliveira.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta