Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Política:Efavirenz será produzido pelo Lafepe

Publicidade

Depois do licenciamento compulsório da patente do Efavirenz, anti-retroviral produzido pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, o governo federal autorizou a produção do medicamento pelo Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). O Lafepe, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, produzirá 30 milhões de unidades do remédio até o final do ano. Com a iniciativa, o medicamento terá o custo reduzido em até 40%. O produto será distribuído pelo Ministério da Saúde para todo o país como parte do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids.
O governo federal tem um gasto anual de US$ 580 por paciente com a aquisição do Efavirenz. Atualemente, o medicamento é distribuído para cerca de 200 mil pessoas.
Até que a produção nacional do remédio seja regularizada, o Ministério da Saúde pretende importar o remédio, na fórmula genérica, de laboratórios internacionais recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia Mais

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta