Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Política: País ainda não possui capacidade tecnológica para desenvolver Efavirenz

Publicidade

Em comunicado divulgado hoje, a Febrafarma – Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica apontou contradições entre os planos do Governo Federal, de criar um complexo industrial de saúde no País, e a licença compulsória do Efavirenz. ?Como o governo pretende alcançar essa meta ao optar pela mera importação de medicamentos e matérias-primas para anti-retrovirais a pretexto de reduzir gastos?? Para a federação, o Brasil ainda não possui capacitação tecnológica para fabricar ou desenvolver medicamentos de ponta para o tratamento da Aids e a medida apenas abre caminho para a troca de fornecedores.
A Febrafarma afirma ainda que ?o país precisa definir uma orientação clara a respeito da propriedade intelectual e como harmonizá-la com objetivos maiores.?
?É fundamental conciliar interesses de curto prazo e projetos e metas de longo prazo. O subfinanciamento, dificuldades de gestão e a pressão social por melhores serviços na área da saúde não podem se contrapor às estratégias de política econômica capazes de resolver os problemas de produção e acesso aos medicamentos.?
Leia Mais:
Lula assina ato de licenciamento compulsório do Efavirenz
Interfarma posiciona-se contra quebra de patente do Efavirenz

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta