Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Política: Gripe aviária e quebra de patentes estão na pauta da assembléia da OMS

Publicidade

A possível pandemia de gripe aviária foi o tema principal do primeiro dia da 60ª Assembléia Mundial da Saúde, que acontece até o dia 23 de maio, em Genebra, e reúne representantes dos 193 países-membros da Organização Mundial de Saúde para definir as políticas da organização. A recusa da Indonésia em compartilhar com a comunidade internacional amostras de sangue contaminadas com o vírus H5N1 marcou o início das reuniões.
Membros da comunidade internacional defenderam a união entre as nações para o combate à doença e a adoção universal do Regulamento Sanitário Internacional, enquanto a Indonésia condiciona a liberação das amostras à garantia de pleno acesso às vacinas, uma vez que laboratórios farmacêuticos utilizaram as amostras distribuídas gratuitamente para desenvolver essas vacinas e obtiveram as patentes.
Além da gripe aviária, serão discutidos no evento temas como a quebra de patentes de medicamentos por países pobres, melhor medicina para as crianças e o progresso no uso racional de medicamentos.
Também deverá ser votado o aumento de 15% no orçamento bienal da organização, que deve chegar a US$ 4,2 bilhões.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta