Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Política: Brasil é o segundo país do mundo em escolas de medicina

Publicidade

No ranking dos países com mais faculdades de medicina, o Brasil ocupa o segundo lugar, com 167 escolas. A primeira colocação fica com a Índia: 202 cursos, seguida pela China, com 150, e Estados Unidos, com 125. No início da década de 70, o Brasil contava com 62 escolas médicas. A proliferação se deu na década de 90 e o número quase triplicou nestes últimos anos, sendo que, apenas em 2007, foram abertos quatro novos cursos.
Visando controlar a abertura de novos cursos, o Ministério da Educação ? MEC publicou a portaria 147, em 2 de fevereiro, que estabelece normas para a autorização de novos cursos, entre elas a existência de hospital-escola próprio ou conveniado, por período mínimo de 10 anos, corpo docente qualificadoe integração do curso com a gestão local e regional do Sistema Único de Saúde (SUS). O CNS dá parecer opinativo.
No Brasil, a relação médico / paciente é 1/622, mas, com a concentração no Sul e Sudeste, há carência de profissionais em outras regiões.
Estes e outros assuntos relacionados à prática da medicina serão debatidos no XI Encontro Nacional de Entidades Médicas ? ENEM 2007.
Serviço:
XI Encontro Nacional das Entidades Médicas ? ENEM 2007
6 a 8 de junho
Hotel San Marco ? Brasília/DF
Informações: (61) 3445 5957

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta