Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Polícia Federal descobre fraude em compra de equipamentos hospitalares em Pernambuco

Publicidade

Foi iniciada na quarta-feira 10 pela Polícia Federal de Pernambuco a Operação Soma. Mais de 60 policiais federais estão envolvidos em um esquema para desarticular uma quadrilha especializada em fraudar contratos de licitação para aquisição de equipamentos hospitalares em Recife e outros 15 pequenos municípios do agreste do Estado. Estima-se que os contratos fraudulentos ultrapassariam a quantia de R$ 1, 5 milhão.
Para dar continuação às investigações, que tiveram início em 2005 através de denúncias anônimas, a PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, recolhendo contratos, extratos bancários e computadores. De acordo com a PF, há suposto envolvimento de políticos e funcionários destas prefeituras, porém, as apreensões foram realizadas em Brasília e outros 7 municípios onde os suspeitos residem ou possuem escritório: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ibimirim, Capoeiras, Arcoverde e Caruaru.
A PF aponta que há indícios da liberação de verbas do Ministério da Saúde através de lobistas residentes em Brasília, que intermediariam os recursos para municípios que contratassem empresas de acordo com o esquema. Todos, incluindo servidores públicos e prefeitos, também teriam vantagens pagas a partir das compras com preços superfaturados. As informações são da Agência Estado.
Em contato com a PF de Pernambuco, foi informado apenas que “várias buscas estão sendo feitas na Grande Recife e que os resultados foram positivos”, já que as investigações correm em caráter de sigilo para não prejudicar a operação.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta