Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Plantão de carnaval atenderá municípios atingidos pelas enchentes

Publicidade

O Ministério da Saúde montou um esquema especial para atender aos municípios atingidos pelas chuvas durante o carnaval. Quatro técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) vão ficar de plantão para notificar eventuais casos de leptospirose ou surtos de doenças relacionadas às enchentes – como diarréia, hepatite e problemas pulmonares, informa a Agência Saúde. Pelos telefones (61) 9618-9419 e (61) 9987-3709, os secretários municipais de saúde poderão entrar em contato com os técnicos para relatar detalhes da situação epidemiológica das cidades inundadas. O plantão funcionará de sábado (21/2) até quarta-feira (25/2). De acordo com o último relatório divulgado pelo Ministério da Integração Nacional, às 18h da última quarta-feira, 774 municípios foram afetados pelos temporais – em 16 estados mais o Distrito Federal. O número de desabrigados e desalojados passa dos 252 mil.
Até agora, o Ministério da Saúde já enviou para as regiões alagadas mais de 170 toneladas de medicamentos e outros insumos, como sais de reidratação oral e soros fisiológico e glicosado. Os produtos começaram a ser enviados no início de fevereiro.
Além do plantão de carnaval, o Ministério da Saúde começou a monitorar, no último dia 16, o recebimento dos kits pelos municípios. O Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde está contatando, por telefone, os gestores municipais para colher informações sobre o abastecimento de medicamentos e insumos nessas cidades, verificando as condições de armazenagem dos kits e a necessidade de envio de algum produto específico.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta