Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Planejamento e ação para garantir ambiente assistencial seguro – Hospital Israelita Albert Einstein

Publicidade

A Segurança do Ambiente Assistencial, tópico do Manual de Acreditação Internacional no capítulo conhecido como “FMS – Gerenciamento e Segurança das Instalações”, é uma necessidade para manter o bom funcionamento de qualquer instituição de saúde. Além de preconizada no manual, algumas instituições aprimoram-se nesse quesito. É o caso do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que chegou a criar o Comitê de Segurança do Ambiente. Carla Behr, consultora de práticas de segurança e qualidade do Albert Einstein, detalha, a seguir, os principais pontos desenvolvidos na instituição.

Consórcio Brasileiro de Acreditação: O que é a segurança do ambiente assistencial e como ela se enquadra no Manual de Acreditação Internacional da Joint Commission international/Consórcio Brasileiro de Acreditação?

Carla Behr: O Programa de Qualidade e Segurança é bastante amplo e engloba as frentes de Segurança do Paciente, Segurança do Trabalhador e Segurança do Ambiente. Segurança do Ambiente é o grau em que prédios, terrenos e equipamentos da instituição não oferecem perigos ou impõem risco aos pacientes, colaboradores e visitantes. O Manual de Acreditação engloba aspectos referentes a esta questão no capítulo conhecido como “FMS – Gerenciamento e Segurança das Instalações”

leia na integra http://www.cbacred.org.br/front/noticias2009.php#

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta