Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Philips lança sistema de monitoramento

Publicidade

A Philips está lançando o sistema de monitoramento IntelliVue, que permite a médicos acessar informações vitais em um monitor ao lado do leito do paciente, como resultados de exames e informações sobre medicamentos. O produto, que conta com tecnologia de portal (como os serviços de informações da Internet), acelera decisões, permitindo que o médico passe mais tempo com seus pacientes, ao invés de desperdiçar horas importantes atrás de informações espalhadas no hospital. O IntelliVue permite que os funcionários acessem bancos de dados de diversas áreas do hospital diretamente do monitor ao lado do leito do paciente. O sistema integra várias aplicações da Philips e de outras empresas em uma única tela, sem a necessidade de se criar uma rede separada para estas funções. O aparelho também agrega os dados de monitoramento das funções vitais do paciente, permitindo uma maior agilidade na tomada de decisões pelo médico.
Segundo pesquisa realizada nos EUA pela empresa de marketing RoperASW para a Philips, metade dos médicos intensivistas (que lidam com pacientes em estado crítico) entrevistados gastam em média três horas por dia buscando resultados de exames em outras áreas do hospital. Para se ter uma idéia do tempo desperdiçado, é como se o médico ficasse em média 46 dias por ano dedicado a retirar resultados de exames dos pacientes. Além disso, 76% dos médicos disseram que resultados de testes importantes freqüentemente chegam atrasados, prejudicando as decisões de tratamento.
Os médicos que lidam com casos críticos dependem de grande quantidade de dados clínicos de várias fontes diferentes do hospital no processo de tomada de decisões e obter dados, como resultados de laboratórios ou chapas de raios-X, de diversos departamentos faz com que os médicos desperdicem menos tempo.
Outro benefício do sistema é que ele dá mais subsídios aos médicos na hora de discutir o tratamento com os pacientes, familiares e até mesmo com outros profissionais. O IntelliVue melhora a comunicação entre médico e paciente, deixando este último mais informado e menos ansioso em relação a seu tratamento. Além disso, torna a consulta entre membros do hospital mais eficiente.
O sistema se divide da seguinte forma: o monitor IntelliVue é ligado ao Centro de Informações IntelliVue, um sistema de acompanhamento com aplicações de apoio clínico. O Centro de Informações funciona como um portal de acesso a bancos de dados em monitores e unidades de telemetria posicionados no leito do paciente. Problemas cardíacos, como arritmia, podem ser acompanhados por médicos logo após ocorrerem e, na medida que pacientes são transferidos para outras áreas do hospital, seus dados essenciais continuam a ser coletados, armazenados e acessados – mesmo remotamente.
O IntelliVue permite o acesso de funcionários ao histórico do paciente durante sua permanência no hospital. Na medida em que o paciente é transferido pelos departamentos – da sala de emergência para a sala de cirurgia, ou da cardiologia para a radiologia -, seus dados podem ser acessados a partir de outras unidades, como também do Centro de Informações. Com o sistema da Philips, os médicos também podem monitorar e consultar remotamente o status dos pacientes, inclusive com seus computadores pessoais, em casa.
De acordo com a pesquisa da RoperASW, três entre quatro médicos afirmam que a impossibilidade de acessar a ficha completa do paciente remotamente requer que eles voltem para o hospital para fornecer intervenções necessárias. Mais de 80% dos profissionais concordam que o acesso remoto às informações completas de pacientes é importante. Ter acesso a qualquer hora, de qualquer lugar pode resultar em um tratamento mais rápido, vantagem muito importante para pacientes com um quadro clínico crítico.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta