Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pfizer suspende venda de medicamento contra hipertensão

Publicidade

O laboratório farmacêutico Pfizer anunciou na última sexta-feira (10) a suspensão da venda do medicamento Thelin, indicado para o combate à hipertensão arterial pulmonar. O remédio era autorizado para comércio na União Europeia, Austrália e no Canadá. Testes clínicos com o composto também serão cancelados.
Segundo comunicado da organização, o produto com base no princípio ativo “sitaxentan” revelou ser tóxico ao fígado. Esse efeito colateral é típico, de acordo com a empresa, à classe de medicamentos a qual pertence o Thelin. Mas estudos recentes de farmacovigilância mostraram que os benefícios da droga não mais superavam o risco de desenvolver lesões ao fígado na população com hipertensão arterial pulmonar.
Como existem métodos alternativos para o tratamento da doença, a Pfizer optou por cancelar o uso da droga. Segundo o laboratório, autoridades sanitárias e de saúde dos países que recebem o Thelin foram notificadas.
A hipertensão arterial pulmonar é uma doença rara e progressiva, que pode levar à falência do coração e morte prematura. O laboratório recomenda aos médicos que deixem de prescrever a medicação ou que trabalhem com terapias substitutas. Para aqueles que já recebam a medicação, o médico deverá ser consultado antes do paciente decidir suspender o consumo por conta própria.
 Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta