Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

PET/CT incluído no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde ANS

Publicidade

Milhares de pacientes podem se beneficiar deste importante método de diagnóstico por imagem

Desde junho de 2010, o PET/CT faz parte do novo rol de procedimentos da ANS. Esta lista é referência de cobertura mínima obrigatória para planos de saúde contratados a partir de 02 de janeiro de 1999.

O PET/CT é um método de diagnóstico por imagem que realiza o estudo anatômico e metabólico do corpo inteiro, proporcionando informações essenciais para o diagnóstico precoce de tumores, assim como a avaliação de metástases e o monitoramento do tratamento.

Segundo o médico Vinicius Ludwig, especialista em PET/CT do CETAC – Diagnóstico por Imagem de Curitiba, esta é uma vitória significativa para a saúde, não só para o crescimento desta modalidade de imagem, mas principalmente para os milhares de pacientes que, a partir de junho, podem se beneficiar deste importante método de diagnóstico por imagem. “Nosso serviço conta com a experiência de mais de três anos, com aproximadamente 4.000 exames realizados, e pudemos constatar que em 30-40% dos estudos ocorre uma mudança significativa na conduta terapêutica, com impacto importante na qualidade de vida dos pacientes.”

A cobertura obrigatória do PET/CT se enquadra em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas para caracterização de lesões (nódulos pulmonares), estadiamento inicial mediastinal e doença à distância e para detecção de doença recorrente.

Pacientes portadores de linfoma de Hodgkin e não Hodgkin também se beneficiam da inclusão do PET/CT, para o estadiamento inicial da doença, monitoramento da terapia e na avaliação da recidiva.

Em caso de indisponibilidade de equipamentos PET/CT no local do usuário, a operadora de saúde deve disponibilizar o estudo em local mais próximo, porém sem a obrigação dos custos do transporte.

Elaborado por Dr. Vinícius Ludwig – Médico Nuclear

contato@provincesaude.com.br – www.provincesaude.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta