Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pesquisadores descobrem possível origem do vírus HIV

Publicidade

Segundo artigo publicado nesta sexta-feira, na revista Science, a variedade M do vírus da Aids, a mais letal de todas, espalhou-se pelo mundo a partir de chimpanzés que habitam áreas remotas da selva africana, em território camaronês. Pesquisadores dos Estados Unidos, Camarões e Europa analisaram 599 amostras fecais de Pan troglodytes troglodytes, uma subespécie de chimpanzés, obtidas em dez pontos diferentes de uma floresta. No material analisado, os cientistas encontraram anticorpos do vírus SIV, que deu origem ao HIV. É a primeira vez que esse tipo de microrganismo é detectado na natureza. Até hoje, os poucos casos haviam sido registrados em macacos capturados.
Pelas análises, os grupos HIV-1 M, N e O, todos surgidos a partir do SIV, foram transmitidos aos humanos de forma independente. Essas transmissões teriam ocorrido já no início do século 20. O grupo M, começou a se espalhar pelo rio Sangha, em Camarões, e depois para o Congo. Essa linhagem até hoje também continua nos macacos. Em algumas localidades estudadas pelo grupo, a contaminação chegou a ser de 35%.
O artigo Chimpanze reservoirs of pandemic and nonpandemic HIV-1, de Brandon Keele, da Universidade do Alabama, e colaboradores, pode ser lido por assinantes da revista Science, em www.sciencemag.org.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta