Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pesquisa: Sistema pay for performance traz preocupação às enfermeiras do Reino Unido

Publicidade

Um grupo de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Cuidados Primários de Saúde da Universidade de Manchester, no Reino Unido, avaliou o impacto dos incentivos financeiros na qualidade do atendimento. A pesquisa, realizada em dois hospitais gerais do país, com 12 clínicos gerais, nove enfermeiras, quatro assistentes de saúde e quatro funcionários administrativos, analisou o desempenho das instituições após um período de cinco meses, em 2004.
Os resultados mostraram um aumento do uso de documentos padronizados para coletar dados da qualidade do serviço e a adoção de um ?regime de vigilância?, em que os médicos eram vistos como perseguidores ou perseguidos, dependendo de sua responsabilidade para atingir as metas.
Com a vigilância, as enfermeiras mostraram-se mais preocupadas que os médicos sobre as mudanças na prática clínica, mas sentiram-se satisfeitas quando assumiram a responsabilidade pelo resultado em determinados protocolos.
A maioria dos médicos não questionou as metas de qualidade e não registrou queixa quanto à autonomia clínica.
Os pesquisadores concluíram que incentivos financeiros não trouxeram danos para a motivação do público interno, apesar do desconforto expressado pelas enfermeiras. As informações foram publicadas no British Medical Journal.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta