Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pesquisa: Sistema de saúde americano é o pior entre seis países industrializados

Publicidade

Estudo divulgado nesta terça-feira, 15 de maio, pelo Commonwealth Fund, um instituto independente, aponta que o sistema de saúde norte-americano é o mais caro e o menos eficaz entre os seis grandes países industrializados. Institulado “Mirror, mirror on the wall” (espelho, espelho na parede), em alusão à rainha do conto de fadas da Branca de Neve, os autores da pesquisa diz que os profissionais de saúde dos Estados Unidos dizem muitas vezes que o sistema deles é o melhor do mundo, sem provas científicas que comprovem essa afirmação, e que eles olham para a própria imagem ao espelho sem levarem em conta qualquer comparação internacional.
Em termos da qualidade de acesso, de eficácia e de eqüidade, o sistema de saúde norte-americano fica sempre em último lugar entre os seis países analisados. Em relação à qualidade dos cuidados prestados, a Alemanha fica em primeiro lugar. Já em critérios de eqüidade no acesso e de eficácia dos serviços, o Reino Unido é quem lidera.
Cerca de 15% da população, aproximadamente 45 milhões de norte-americanos, não possuem seguro de saúde. As despesas com serviços de saúde por habitante nos Estados Unidos são mais de duas vezes superior ao da média das despesas nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – US$ 6.102/ano contra US$ 2.571 dólares, segundo dados do Commonwealth Fund.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta