5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Pesquisa irá mapear incidência de hepatites virais no Brasil

Publicidade

Teve início ontem (24 de agosto) um estudo inédito na América Latina para mapear as capitais brasileiras e identificar a prevalência das hepatites virais no Brasil. De acordo com a Agência Brasil, o trabalho vai demandar investimentos de R$ 3 milhões, financiado pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), e será coordenado pela Universidade de Pernambuco (UPE). Segundo a coordenadora nacional da pesquisa, professora Leila Beltrão, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, a idéia é definir, a partir do levantamento, estratégias de prevenção e tratamento da enfermidade, inclusive com vacinas. As hepatites são doenças infecciosas que provocam inflamação do fígado, podendo levar os pacientes à cirrose, câncer e morte.
A pesquisa será iniciada com visitas domiciliares, coleta de sangue para exames laboratoriais e aplicação de questionários a 31,2 mil pessoas, residentes em zonas urbanas e rurais de todas as 27 capitais. Em Pernambuco o programa deve ser finalizado em novembro. Já no Brasil o cronograma da pesquisa está previsto para se estender por 18 meses.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a hepatite, que se manifesta em três tipos, A, B, C, atinge 1% da população brasileira. Na capital pernambucana, os casos são estimados em 25 mil.

       
Publicidade

Deixe uma resposta