Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pesquisa indica que gastos com saúde podem chegar a 12% do PIB

Publicidade

Uma pesquisa realizada pelo Centro Paulista de Economia da Saúde (CPES) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que, para manter o sistema de saúde brasileiro em funcionamento, o país gastaria 12% do PIB em 2025. O estudo levou em conta as taxas de crescimento econômico atuais, de cerca de 3% ao ano, e a concentração de renda. Hoje,77,1% da população ganha até cinco salários mínimos.
De acordo com a pesquisa, a qualidade do sistema será pior e, com a renda atual, os gastos mensais com saúde passariam de 5,35% para 14% do orçamento doméstico, o que deverá causar uma crise também no setor privado.
Os cálculos realizados concluem que o aumento da população também deverá ter um grande impacto na piora do sistema. Projeções do IBGE mostram que o Brasil só atingirá crescimento zero em 2062, quando a população já tiver chegado a 263 milhões.
Para que a projeção de gastos seja alterada, o país precisaria crescer, no mínimo, 5% ao ano e a renda média, 0,5%, com inflação sob controle.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta