Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pesquisa gera nova técnica para planejamento cirúrgico

Publicidade

Uma pesquisa da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp gerou uma nova metodologia para o auxílio no planejamento cirúrgico.
A técnica chamada de prototipagem rápida permite que antes do procedimento cirúrgico, haja uma impressão de peças em três dimensões, o que reproduz modelos reais em diversos tipos de materiais.
Cristiane Ulbrich é a pesquisadora responsável pela tese. De acordo com ela, o modelo já é utilizado em diversos setores da indústria, como automobilístico, design, embalagens, equipamentos e bens de consumo.
Atualmente, a área médica faz uso de próteses personalizadas, implantes e biomodelos, utilizados em simulações de planejamento cirúrgico.
A prototipagem rápida é feita em três etapas. Inicialmente, realiza-se uma tomografia computadorizada. Depois, determina-se a área que será prototipada. Nesta fase, gera-se um modelo virtual, que, por fim, é materializado.
A proposta da pesquisadora é adicionar uma etapa antes da materialização: a inspeção por digitalização. Nesta etapa a peça final é digitalizada para que seja feita a verificação de suas dimensões. O diferencial do trabalho é a medição linear, no lugar da medição tridimensional.
Com ele, há o desenvolvimento de peças coloridas, que demonstra a partir das cores as variações entre o tamanho da peça e o modelo real. De acordo com a pesquisadora, isso faz com que os médicos possam identificar e mensurar as diferenças dimensionais, prevenindo a intervenção da variação no procedimento médico.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta