Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pernambuco recebe centro para tratamento de doenças do sangue

Publicidade

O Ministério da Saúde e o governo do Estado de Pernambuco acabam de inaugurar uma unidade voltada ao tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde acometidos por doenças do sangue, como a hemofilia, anemia e leucemia. O prédio de seis andares, construído em três anos e meio, na área do Hospital de Hematologia do Hemocentro do Estado (Hemope) conta com 83 leitos e prestará serviços de transfusão e quimioterapia, além de assistência nutricional, odontológica, fisioterápica e psicológica. De acordo com a Agência Brasil, a unidade recebeu quase R$ 6 milhões em investimentos do governo federal e uma contrapartida do governo estadual. Participaram da inauguração, o ministro da Saúde, Humberto Costa, o vice-governador de Pernambuco, José Mendonça Filho, e o senador Marco Maciel.
Após inauguração, o ministro da Saúde, Humberto Costa, disse que a expectativa agora é pela implantação da nova fábrica de hemoderivados (Hemobras), que vai ser construída a partir do próximo ano, na capital pernambucana, com investimentos de R$ 180 milhões e capacidade de fracionar 250 mil litros de plasma por ano.
Segundo Costa, nos próximos dias deve ser definida a estrutura administrativa da Hemobras, com indicação de nomes que irão tocar o projeto. O próximo passo, de acordo com o ministro, é preparar a licitação para transferência de tecnologia. Costa disse ainda que há possibilidade de implantação de um núcleo de desenvolvimento de biotecnologia, com investimentos privados, para produzir insulina.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta