Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Pé plano pode ser corrigido na infância

Publicidade

O pé plano, popularmente conhecido como “pé chato”, é normalmente constatado quando a criança começa a caminhar. A disfunção pode ser tratada a partir dos 2 anos de idade e raramente provoca dores. A criança portadora de pé plano apresenta diminuição da capacidade física, que pode ser observada durante a prática de esportes e em alguns casos, o cansaço fácil.

O tratamento adequado para criança é a reabilitação por meio de fisioterapia ou órtese (palmilhas, tênis ou botas), e em casos especiais pose ser feito tratamento cirúrgico. Nos casos em que a criança se queixa de dor ao caminhar ou durante prática de atividade física, o pé plano pode ter como causa uma patologia designada como barra (óssea ou fibrosa) que limita a mobilidade da articulação subtalar (responsável pelo movimento de rotação interna dos pés).

Segundo o Dr. Wilson Bomfim, ortopedista geral e pediátrico do Hospital Daher, a antiga bota ortopédica não é muito utilizada atualmente. “Hoje usamos principalmente a reabilitação, pois a deformidade está associada ao encurtamento da musculatura extensora, com tendão calcâneo curto popularmente chamado de tendão de Aquiles”, disse Bomfim.

É importante frisar que a criança que tem pé plano deve utilizar sapatos com solado rígido, ou pouco flexíveis e evitar também, os calçados de cano alto, de tecido ou camurça. “O apropriado é usar solados rígidos, de preferência de couro e com pelo menos um salto baixo”, afirma o médico.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta