Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Paulistas são desinformados em relação à diabete

Publicidade

Uma pesquisa realizada pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) revelou que os paulistas não sabem se prevenir contra a diabete.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique
A “Pequisa Socesp sobre Fatores de Risco Cardiovascular” mostrou que apesar de 84% dos entrevistados acreditarem na prevenção da doença, apenas 58% disseram já ter medido o nível de glicose no organismo. A doença foi apontada como o último entre os fatores de risco para doenças cardiovasculares, atrás de tabagismo (31%), sedentarismo e estresse (19%), hipertensão (18%), alcoolismo (17%), colesterol (15%) e obesidade (13%).
O estudo também aponta que 77% dos entrevistados não sabem o nível normal de açúcar no sangue em um adulto. Apenas 11% citaram o valor correto (entre 51 e 100 mg/dL), 2% citaram valor menor que 70 mg/dL e 11% disseram acima de 101 mg/dL.
Os coordenadores da pesquisa consideram o nível de desinformação das pessoas em relação à diabete preocupante, pois a além de trazer impactos negativos na qualidade de vida das pessoas, a doença reduz a expectativa de vida e ainda onera os custos do sistema de saúde.
O levantamento foi feito em 2008, com 2.096 pessoas entre 14 e 70 anos, em 85 cidades representando os 645 municípios do Estado de São Paulo.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta