Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Parceria pioneira em Santa Catarina investirá na guarda de células-tronco adultas

Publicidade

O Hospital Baía Sul, de Florianópolis, será o primeiro parceiro catarinense do laboratório Excellion, único do país autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a manipular células-tronco adultas (CTAs) para utilização médica em terapia celular aplicada. O acordo será oficializado no dia 6 de abril. A partir daí, os pacientes do hospital e seus familiares serão orientados sobre como os tecidos excedentes das cirurgias podem servir para a obtenção dessas células, que são criopreservadas (guardadas em condições especiais) para uso futuro.

A ciência indica que as células-tronco adultas são usadas no tratamento de diversas doenças, como lúpus, Acidente Vascular Cerebral, Parkinson, incontinência urinária, escleroses múltiplas, úlceras crônicas, rompimento de cartilagem, infarto e disfunção do miocárdio, queimaduras profundas de pele, isquemia de membros, entre outras. Elas já contribuem também para tratamentos estéticos de rugas, sulcos e cicatrizes de acne.

O diretor do Hospital Baía Sul, Newton Quadros, diz que a parceria é importante por abrir aos catarinenses uma nova possibilidade de cuidados com a saúde. “Os responsáveis pelo complexo onde está inserido o Hospital Baía Sul desde sempre tiveram como filosofia atrair para Florianópolis tratamentos avançados. Isso se dá pelo intercâmbio de profissionais, pela organização de eventos científicos e pela oferta de serviços como esse”.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta