Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Paraná registra menor índice de tuberculose do Sul

Publicidade

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, mostram que a incidência de tuberculose no Paraná é de 26,8 casos por 100 mil habitantes. O índice é menor do que os encontrados em Santa Catarina (27,4) e Rio Grande do Sul (46) e coloca o estado em 4º lugar entre os que possuem as menores taxas do país, ficando atrás do Distrito Federal (16,7), Tocantins e Goiás (17,8).
As informações coletadas pela SVS serão analisadas pelas secretarias estaduais de Saúde e por representantes dos 41 municípios prioritários do programa em um encontro em Curitiba (PR), nos dias 10 e 11. No Paraná, os municípios prioritários são Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.
O índice indica o risco de contaminação e é utilizado para balizar o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), que revê tratamento supervisionado (TS) para os doentes.
Nos municípios prioritários do Paraná, 67% das unidades de saúde possuem o programa implantado e 89% aplicam o TS. Em Santa Catarina, o PNCT está em 57% das unidades, todas com TS, e no Rio Grande do Sul, apenas 8% das unidades implantaram o PNCT, com 25% de TS.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta