HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.800 profissionais! Clique aqui

Paraná registra menor índice de tuberculose do Sul

Publicidade

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, mostram que a incidência de tuberculose no Paraná é de 26,8 casos por 100 mil habitantes. O índice é menor do que os encontrados em Santa Catarina (27,4) e Rio Grande do Sul (46) e coloca o estado em 4º lugar entre os que possuem as menores taxas do país, ficando atrás do Distrito Federal (16,7), Tocantins e Goiás (17,8).
As informações coletadas pela SVS serão analisadas pelas secretarias estaduais de Saúde e por representantes dos 41 municípios prioritários do programa em um encontro em Curitiba (PR), nos dias 10 e 11. No Paraná, os municípios prioritários são Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.
O índice indica o risco de contaminação e é utilizado para balizar o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), que revê tratamento supervisionado (TS) para os doentes.
Nos municípios prioritários do Paraná, 67% das unidades de saúde possuem o programa implantado e 89% aplicam o TS. Em Santa Catarina, o PNCT está em 57% das unidades, todas com TS, e no Rio Grande do Sul, apenas 8% das unidades implantaram o PNCT, com 25% de TS.

       
Publicidade

Deixe uma resposta