Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Paraná ganha 208 novos leitos de UTI

Publicidade

O ministro da Saúde, Humberto Costa, assinou ontem um protocolo de credenciamento de 208 novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) no Paraná. Até março de 2004, serão criados mais 127 leitos, totalizando 335 UTIs em funcionamento. O déficit atual do Estado é de 172 leitos, informa a Agência Brasil. Segundo o ministro, serão repassados R$ 519,88 mil por mês, ou R$ 6,23 milhões por ano. Existem hoje no Paraná cerca de 28.498 leitos hospitalares, sendo que apenas 2,68% são de UTI ? o preconizado pelo Ministério da Saúde é um mínimo de 4% do total de leitos existentes. Com o cadastramento desses 208 leitos, o percentual no Estado subirá para 3,42%.
“Estamos promovendo um amplo processo de reestruturação do sistema de urgências e emergências, que é um dos pontos de estrangulamento da saúde no país”, afirma Costa. O ministro promete que a curto e médio prazo, será possível reduzir a demanda de 3.662 leitos para 1.418 leitos, os quais só poderão ser implantados a partir da construção de novas unidades hospitalares e contratação de médicos intensivistas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
O ministro anunciou também o lançamento, para os próximos dias, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nos 238 maiores municípios brasileiros (com mais de 100 mil habitantes). No Paraná, 14 municípios serão beneficiados pelo novo programa. Humberto Costa informou que o Governo Federal vai adquirir 650 viaturas para atendimento básico e 150 para suporte avançado, além de implantar centrais de regulação, para atender a demanda do Samu.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta