Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

PALC tem nova versão do Regulamento do Laboratório

Publicidade

Está disponível no site da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial – SBPC/ML (www.sbpc.org.br) a versão 2.0 do Regulamento do Laboratório do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC).

O documento apresenta informações aos laboratórios que vão se inscrever para obter acreditação ou que já são acreditados pelo PALC, da SBPC/ML.

Com 22 itens, o regulamento mostra quais são as etapas e prazos do processo de acreditação, explica os tipos de auditorias e sua periodicidade, a emissão do certificado, entre outro assuntos.

O regulamento também descreve a categoria em que o laboratório se inscreve no programa e suas definições: patologia clínica/medicina laboratorial, análises clínicas, apoio, Unidade Processadora de Análises Laboratoriais (UPAL), Unidade Captadora de Análises Laboratoriais (UCAL), posto de coleta, laboratório de pesquisa.

As categorias UPAL e UCAL, incluídas no regulamento, estão na Norma PALC 2007, atualmente em vigor. Desta forma, o Programa da SBPC/ML mantém-se atualizado com a nova situação do mercado laboratorial brasileiro.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta