5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

PALC tem nova versão do Regulamento do Laboratório

Publicidade

Está disponível no site da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial – SBPC/ML (www.sbpc.org.br) a versão 2.0 do Regulamento do Laboratório do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC).

O documento apresenta informações aos laboratórios que vão se inscrever para obter acreditação ou que já são acreditados pelo PALC, da SBPC/ML.

Com 22 itens, o regulamento mostra quais são as etapas e prazos do processo de acreditação, explica os tipos de auditorias e sua periodicidade, a emissão do certificado, entre outro assuntos.

O regulamento também descreve a categoria em que o laboratório se inscreve no programa e suas definições: patologia clínica/medicina laboratorial, análises clínicas, apoio, Unidade Processadora de Análises Laboratoriais (UPAL), Unidade Captadora de Análises Laboratoriais (UCAL), posto de coleta, laboratório de pesquisa.

As categorias UPAL e UCAL, incluídas no regulamento, estão na Norma PALC 2007, atualmente em vigor. Desta forma, o Programa da SBPC/ML mantém-se atualizado com a nova situação do mercado laboratorial brasileiro.

       
Publicidade

Deixe uma resposta