Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

PAGAMENTO POR PERFORMANCE NA ASSISTÊNCIA MÉDICA

Publicidade

A reforma do sistema de atenção à saúde é tema de debate no mundo todo e não está mais focada apenas nos custos. A maioria das publicações do setor afirma que o atual sistema de saúde é insustentável. Questões como a segurança do paciente, redução dos eventos adversos e a qualidade assistencial, são questões centrais dos debates.

A revisão do modelo de remuneração aos prestadores é imperativa dentro desta reforma já que o sistema predominante atual (i.e. pagamento por procedimentos) cria incentivos perversos não alinhados à qualidade da assistência a saúde.

Um programa de Pagamento por Performance (P4P) inclui critérios de avaliação de desempenho dos prestadores de serviços e vincula o pagamento aos resultados obtidos na melhoria da saúde dos clientes. Esta é uma grande mudança no atual sistema e representa um grande desafio.

A IMPACTO Tecnologias em Saúde tem implementado este programa em parceria com diversas operadoras de plano de saúde e com o setor público. Os resultados preliminares mostram que nestas operadoras ocorreu uma mudança importante: a introdução da cultura de melhoria contínua da qualidade assistencial.

O II Simpósio de Pagamento por Performance que se realizará no dia 04 de agosto em São Paulo, apresentará a evolução do modelo americano da Kaiser Permanente; a experiência européia; como as entidades governamentais pensam sobre o assunto e a experiência brasileira no setor público e de saúde suplementar.

Dr. César Abicalaffe e Dr. Paulo Borém

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta