Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

PAGAMENTO POR DESEMPENHO

Publicidade

Recompensar serviços médicos de boa qualidade com uma melhor remuneração é a grande sacada para produzir resultados mais satisfatórios no setor de saúde suplementar.

Uma das formas de se fazer isso é o inovador método de pagamento por desempenho, aumentando a preocupação com a boa saúde dos beneficiários e não com a massificação do atendimento em grande escala, quando são cobrados maior número de procedimentos em detrimento da qualidade dos serviços.

Um sistema de remuneração por desempenho exige critérios e rotinas preestabelecidas, livre, entretanto, de processos ou normas de conduta que possam engessar o atendimento ou limitar o tempo e a liberdade de decisão por parte dos profissionais envolvidos, conforme cada caso.

Para remunerar por desempenho é preciso acompanhar os resultados em termos de valor em saúde, cujo acompanhamento produz informações importantes para a melhor gestão dos recursos. A negociação das tabelas de honorários profissionais e o controle desconfiado do que eles fazem, como ocorre atualmente, não é exatamente um sinal de que aí estaremos diminuindo os nossos custos.

Na verdade, a qualidade no atendimento médico e a consequente melhora da saúde da carteira que serão obtidas após a adoção destes novos critérios é que vão reduzir os custos assistenciais, elevando a satisfação dos beneficiários.

Este é mais um dos caminhos para o fortalecimento do setor. Acreditem.

Josué Fermon é Consultor em Saúde Suplementar

www.fermon.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta