✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Pacientes melhores assistidos e resultados positivos com sistema de informações de saúde

Como em qualquer ramo de atividade, o olhar correto sobre as informações deve ser entendido como um redutor de incertezas, um instrumento para detectar focos prioritários, levando a um planejamento responsável e à execução de ações que condicionem a realidade às transformações necessárias.

Como consequência, devemos esperar um melhor aproveitamento das informações disponíveis, de forma a auxiliar efetivamente o processo de decisão nos diferentes níveis.

No setor de saúde, a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde exigem que as informações sejam precisas e estejam disponíveis no momento certo para apoiar as decisões no cuidado do paciente.

Os sistemas de informação de saúde como aliados

Atualmente, a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde do paciente vão além dos consultórios médicos. Através de sistemas e soluções, é possível acompanhar todo o histórico do paciente a qualquer hora e em qualquer lugar, cruzando dados de toda a sua vida, dados de dispositivos móveis, resultados de exames e até mesmo de redes sociais, tudo em prol do paciente.

Estes sistemas são concebidos para ajudar os prestadores de cuidados de saúde a gerir as tarefas diárias e a informação do paciente. Eles ajudam a aumentar a capacidade dos profissionais de saúde coordenando os cuidados, fornecendo informações de saúde de um paciente no sempre que necessário.

Através dessas soluções, é possível ajudar as organizações como Hospitais, Clínicas, Consultórios e Laboratórios, com documentações oficiais, relatórios de situação financeira e dados pessoais. Esses sistemas, normalmente, mantém em um lugar seguro as informações e histórico médico dos pacientes, prescrições, operações e resultados de testes laboratoriais.

Além disso, eles ajudam a proteger as organizações de erros de escrita manual, problemas de estoque excessivo, conflito de agendamento de pessoal e erros fiscais.

Benefícios estratégicos e melhorias no atendimento aos pacientes

O acesso à tecnologia está, continuamente, melhorando e trazendo maior eficiência às organizações de atenção a saúde. É o caso do Hospital indiano, Sir Ganga Ram, reconhecido como referência no país.

Ao adotar o sistema de informações de saúde da InterSystem, o TrakCare, rapidamente o hospital conseguiu alcançar o retorno sobre o investimento (ROI) no projeto, através da identificação de gargalos nos fluxos de trabalho e da racionalização de processos, sendo possível alcançar metas de melhoria em diversas áreas do hospital.

Com a adoção de painéis de controles (dashboards) com indicadores de performance (KPI) tanto para a gestão quando para o tratamento dos pacientes, o hospital conseguiu aprimorar a qualidade do atendimento e ampliou a segurança nos registros médicos.

Esses painéis de controle podem fornecer: dashboards transacionais especializados para cada área clínica, incluindo diagnóstico, observações, questionários, pedidos, alergias, alertas, histórico do paciente, problemas, notas clínicas, resumos clínicos e imagens anotadas.

E o uso dessa informação no âmbito dos sistemas de saúde irá determinar a eficácia na detecção de problemas de saúde, definição de prioridades, identificando soluções inovadoras e alocação de recursos para melhorar os resultados do tratamento.

       

Deixe uma resposta