Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Outra visão sobre a saúde no Brasil

Publicidade

Para o fotógrafo André François, a fotografia possui um aspecto único e educativo, que pode mudar a vidas das pessoas. Com esse pensamento o fotógrafo e sua ONG, a ImageMagica, já registraram a rotina de 45 hospitais, públicos e privados, em todo o País. “Desenvolver o trabalho documental na área da saúde, para mim, é uma maneira maravilhosa de ver o mundo. O trabalho na saúde não fala apenas sobre doença, mas também sobre qualidade de vida, bem estar e uma série de outras coisas”, acrescenta François.
 
Com o objetivo de fazer um trabalho fotográfico inédito e que pudesse de alguma forma, fazer a diferença, desde 2005, François registra a rotina de médicos, enfermeiros, pacientes e suas famílias em todas as regiões do Brasil e no exterior. A dedicação ao trabalho rendeu a François e a Imagemagica três livros documentários sobre a saúde brasileira e o reconhecimento de todo o setor sobre suas atividades.
O primeiro documentário publicado pela ImageMagica foi o livro “Cuidar”, que faz um retrato sobre a medicina humanizada no Brasil, já a segunda obra aborda a questão do acesso à saúde e se chama “A curva e o caminho” e mostra o desafio enfrentado pelo brasileiro para ter acesso a um médico, um remédio ou um tratamento de saúde. O terceiro livro chama-se “Escolher e viver” abordando o desafio que os pacientes renais crônicos têm em encontrar e escolher o tratamento adequado para eles.
De acordo com o fotógrafo, todos esses trabalhos são distribuídos em hospitais e universidades de todo o Brasil gratuitamente. As obras também estão disponíveis em livrarias a preços acessíveis. “A idéia é difundir o material e provocar uma reflexão na sociedade sobre a realidade dos sistemas de saúde. Quem vai mudar esta realidade são os gestores e as equipes de saúde. Nosso trabalho, aqui na ImageMagica, é provocar essa reflexão sobre esses temas”, finaliza.
Confira a entrevista completa em nosso webcast
Confira alguns dos trabalhos de François em nossa galeria de imagens
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta