Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Os desafios da adaptação

Publicidade

Para o escritório de arquitetura ACR, é sempre estimulante o desafio apresentado pelos clientes da área da saúde.
As adaptações e reformas, muitas vezes sem a interrupção dos serviços prestados aos clientes, devem ser projetadas tendo em mente as questões complexas de segurança e da tecnologia presente hoje nos centros de saúde e clínicas médicas.

O desafio de um projeto de adaptação começa com um levantamento cadastral completo do imóvel a ser adaptado, um check-list de pontos restritivos, além, é claro, do programa de necessidades. Tudo isto deve ser sobreposto para dar uma direção ao projeto.

A partir disto, cliente e arquiteto conseguem enxergar o que vale a pena ser feito, o custo operacional de cada interferência, seu prazo de execução e seu real valor agregado.
Costumamos deixar claro ao cliente todas as restrições da prefeitura, da vigilância sanitária, as regras do condomínio, as diretrizes do corpo de bombeiros e segurança. Com isto, arquiteto e cliente caminham juntos com o melhor de um projeto de arquitetura baseado em evidências.

As habilidades, a sinergia e a integração das equipes (arquitetos/cliente/construtores/projetos complementares, consultores e prestadores de serviços) são otimizadas se o escritório de arquitetura é um bom compatibilizador de projetos e um bom conhecedor do serviço. Queremos dizer que o arquiteto deve, acima de tudo, conhecer o todo da empresa, as rotinas de trabalho, o organograma da empresa, as peculiaridades do serviço, o que no caso da saúde, envolve um serviço complexo.

Hoje em dia os prazos de prestação de serviços são tão importantes quanto sua qualidade e custos. Por isto, tudo precisa ser feito dentro de um cronograma justo e imperativo, de comum acordo com os envolvidos.

Como especialista do setor de saúde acreditamos ser imprescindível escutar, ler e estudar, se informar sempre e ser extremamente organizado, principalmente com a transmissão das informações.

A experiência do escritório ACR com diversos centros clínicos de excelência no Brasil ajudou na execução do projeto do Centro Diagnóstico do Fleury, o primeiro dentro de um edifício corporativo. Essa nova abordagem (ver “case” abaixo) alinhou perfeitamente a proposta do Fleury ao mix de serviços que um edifício moderno como o Rochaverá demandava.

*Antonio Carlos Rodrigues é arquiteto da ACR Arquietetura e Planejamento

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta