Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ortopedista do Hospital do Coração alerta para os perigos de lesões em academias

Publicidade

Quem quer entrar em forma neste verão a qualquer custo e ficar horas na academia em busca de um corpo perfeito, atenção: o abuso dos exercícios pode causar sérios riscos à saúde e lesões que poderão acompanhar o esportista a vida toda. As lesões mais comuns que levam os esportistas aos consultórios médicos aparecem nos joelhos, ombros e coluna, devido à sobrecarga dos exercícios. A maioria deles executados sem a devida orientação.

De acordo com o Dr. Rene Abdalla, ortopedista do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, é comum nessa época pessoas se queixarem de dores no corpo. “A ânsia de ter um corpo saudável a qualquer custo, prejudica e muito a saúde. No HCor são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados”, explica Dr. Abdalla.

Além dos exercícios praticados na academia, o aluno tem que se atentar a outros itens, presentes no dia a dia, que ajudam com o aumento de lesões. “É importante o esportista se preocupar com a postura durante o dia. No caso das mulheres também com o constante uso do salto alto”, explica o ortopedista.

Tipos de traumas mais comuns

As lesões mais comuns que acometem os esportistas de academia se dão nos joelhos, colunas e ombros. São elas:

 Tendinite patelar;

 Tendinite de aquiles;

 Inflamações articulares;

 Estiramentos musculares;

 Lombalgia, dores nas costas devido a posição errada

Todos ocasionados por excesso ou exercícios realizados de

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta