Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Opinião: Auditoria de Enfermagem – Um passo à frente no futuro

Créditos: - Divulgação
Publicidade

A auditoria de enfermagem tem como objetivo a avaliação sistemática  da qualidade prestada ao cliente, e atualmente essa tarefa encontra-se difundida nas instituições privadas e públicas com o objetivo de minimizar desperdício de materiais, medicamentos, utilização errônea de equipamentos e recursos humanos.

Para que esse setor desempenhe seu papel com exatidão, é necessário se incomodar com a situação atual, ou seja, diariamente questionar-se se não haveria formas novas de fazer a análise, tanto do prontuário quanto da auditoria na beira do leito ou nas visitas técnicas.

Utilizando-se da epidemiologia podemos usar a coleta e agrupamentos das informações avaliando os dados baseados em critérios pré-estabelecidos, propor mudanças na forma de auditar, implementar se necessário e declarar as informações para que a partir destes dados possa haver inovações no processo.

Otimizar a análise de custos dos diversos prestadores também é uma das ferramentas para que  todos tenham visão complexa dos vários valores praticados entre os diversos tipos de prestadores.

Proporcionando o contato com as tabelas utilizadas nas instituições e estudos aprofundados dos contratos firmados entre prestador e seguradora, tornando a auditoria sucinta e segurada na documentação disponibilizada.

Realizar o comparativo dos tipos de assistência oferecida entre prestadores com perfis de prestação de serviço semelhante é uma  forma para que os auditores desenvolvam o olhar crítico dos diferentes prestadores possibilitando o surgimento de questões relevantes para o aprimoramento da Auditoria de Enfermagem. Para possibilitar este conhecimento há a necessidade de realizar visitas técnicas, momento oportuno para esclarecimentos de dúvidas e observar  o trabalho operacional do prestador, partindo de um cronograma fixo para evitar turn over de auditores, fidelizando e uniformizando as tomadas de decisões perante os prestadores e mantendo as negociações já travadas. As visitas serão favorecidas de impressos próprios com direcionamento para os diversos  casos encontrados e geração de relatórios indicadores de qualidade e questões éticas.

Aprofundar a parceria entre seguradora e prestadores de serviços é importante para que seja criado o laço de confiabilidade conhecendo os articuladores do processo de entrada ao serviço,  como conseqüência o atendimento dos clientes com responsabilidade, honestidade e exatidão Evitando-se assim os casos de imperícia, negligência e imprudência, compartilhando as responsabilidades.

Por ser, em primeira instância, uma tarefa técnica, é relevante caminhar com as inovações que surgem diariamente. Só assim, sairemos do empirismo e rumaremos ao futuro. 

*Áurea e Rosemary são enfermeiras auditoras

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta