Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Onde está o verdadeiro poder? – Vicente Falconi

Publicidade

Nascido em 1940, Vicente Falconi graduou-se em Engenharia pela UFMG em 1963 e M.Sc. e Ph.D. em Engenharia pela Colorado School of Mines, EUA, em 1968 e 1971. Foi co-fundador e atual sócio do INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial. É membro do Conselho da Ambev dese 1997. Publicou 6 livros sobre gerenciamento e seu último livro, “O Verdadeiro Poder” relata por meio de cases e exemplos todas as questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer.

Por que falhamos, segundo Vicente Falconi?

a)    Não colocamos as metas certas (ou não definimos nossos problemas de forma correta)

b)    Não fazemos bons Planos de Ação, seja porque desconhecemos os métodos de análise, seja porque não temos acesso às informações necessárias (falta conhecimento técnico)

c)    Não executamos completamente, e a tempo, os Planos de Ação

d)    Podem ocorrer circunstâncias fora do nosso controle

Objetivos da Organização, segundo Vicente Falconi:

Existem quatro tipos de seres humanos que estão nos objetivos de qualquer organização e são chamados de stakeholders ou “partes interessadas”:

–       Clientes, empregados, acionistas e sociedade

Porém, primariamente a organização deve buscar sua saúde financeira, pois sem ela não existe vida na organização. Satisfeita esta métrica, os processos devem ser direcionados para satisfação dos clientes, satisfação dos empregados e satisfação da sociedade.

Estas métricas devem ser consideradas em todos os níveis da organização, ou seja, tudo que se faz deve ter foco financeiro, foco no cliente, foco no funcionário e foco na sociedade.

Foco Financeiro: É muito comum que níveis gerenciais mais baixos nunca considerem métricas financeiras. Fala-se em reduzir custos quando as pessoas desconhecem os custos do que produzem.

Foco no funcionário: Um elevado turnover de pessoal prejudica a produtividade das equipes e é fatal para a qualidade do produto. Um elevado turnover indica que as pessoas não estão satisfeitas com as condições de trabalho e nem sempre é fácil para as chefias concordarem que suas equipes não estão satisfeitas. O turnover de pessoal equivale a um vazamento de conhecimento da empresa. O conhecimento que pode ser reposto por aulas ou instruções (conhecimento explícito) toma pouco tempo e recursos para ser incorporado, mas o conhecimento prático adquirido ao longo dos anos (conhecimento tácito) é uma perda às vezes irreparável.

 

Foco na sociedade: Existe a necessidade de um comportamento ético generalizado na empresa. Não se pode difundir um comportamento ético, quando a empresa sonega impostos, polui, etc.

 

Métricas de Desempenho Financeiro:

 

Os indicadores financeiros refletem o nível de gerenciamento geral da organização.

Existem alguns indicadores financeiros que dizem a verdade sobre a gestão:

a)    EBITDA ou LAJIDA (Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações): Este indicador mostra a capacidade operacional da empresa de gerar caixa e o desempenho operacional da empresa. Ele exclui o nível de endividamento, bem como a eficiência ou ineficiência da gestão financeira. É o INDICADOR OPERACIONAL MAIS IMPORTANTE!

b)    Margem de EBITDA (%): A margem de EBITDA permite comparações com outras empresas e calcula-se dividindo o valor do EBITDA pela Receita Operacional Líquida (ROL)

c)    LUCRO LÍQUIDO: Reflete o desempenho da empresa inteira levando em conta todos os fatores (exceto o capital empregado). Por ser muito amplo, não oferece indicações mais localizadas para tomada de ação gerencial.

d)    MARGEM LÍQUIDA: É o valor percental do Lucro Líquido em relação à Receita Operacional Líquida. Este indicador não identifica quais pontos da empresa são mais fortes ou fracos.

e)    VALOR ECONÔMICO ADICIONADO: Este indicador mostra uma comparação entre o rendimento do capital empregado em sua empresa e o empregado no Mercado de capitais.

f)     FLUXO DE CAIXA LIVRE: Indica a evolução dos recursos financeiros disponíveis no caixa da empresa a cada momento. A evolução do caixa pode ser muito importante em situações de restrição de crédito, quando o controle do caixa disponível é fundamental.

 

PONTOS VITAIS DA ORGANIZAÇÃO

 

Quais são os fatores que são realmente importantes para que bons resultados organizacionais possam ser alcançados? Estes fatores são os “pontos vitais”da organização.

Custo e capital empregado baixos sempre serão “pontos vitais” para qualquer organização, no entanto serão muito mais importantes para um produtor de commodities (ex: arroz, feijão), do que para um produtor de artigos de moda feminine. O que é realmente importante para sua organização? Quais os aspectos de seu negócio nos quais você tem  que ser o melhor do mundo para garantir a sua sobrevivência em qualquer circunstância ?

Fonte: “O Verdadeiro Poder”, Vicente Falconi, Ed. INDG, 2009

Espero que encontrem “O Verdadeiro Poder, em suas oganizações!

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta